

DO FILHO NOTURNO AOS PAIS DESCONHECIDOS - POCKET VERSÃO

Na estrutura de um ‘’Pocket Show’’, Pedro Galiza hackeia um repertório de canções com melodias e arranjos já criados por artistas reconhecidos em mídias populares. Porém, as letras dessas canções foram recompostas para serem cantadas utilizando apenas a palavra ‘’PEDRO’’.
No telão do espaço, a frase
”NÃO CRIAR NENHUMA EXPECTATIVA SOBRE MIM”
é projetada como imagem
que fica correndo da direita para a esquerda durante todo o tempo performance.
21 bexigas pretas estão espalhadas no espaço da ação.
Em cada bexiga há uma #TAG ou palavra-chave impressa.
Galiza propõe aos ”espectadores”para que escolham uma ou mais #TAGs, e em seguida estoure a bexiga que carrega a TAG escolhida para que esta possa ser acionada pela pessoa que estourou a bexiga. No entanto, este acionamento é livre e subjetivo, não há uma regra, imposição ou maneira de acionar a TAG.
Esse jogo depende muito da disponibilidade das pessoas para que possam acessar a proposta.






















Performance Realizada no ”Encerramento do Festival de Performances
Galeria Transparente: Update | Centro Cultural Justiça Federal | Cinelândia, Rio de Janeiro -RJ |
Curadoria: Frederico Dalton | Agradecimentos: Frederico Dalton, Rodrigo Munhoz, Clarisse Tarran, Marcio Vasconcelos, Claudia Paim, Carlos Cesari, Cris Cabus… | 06.05.2017
DFNAPD - Catapulta de Performances #2 - CASA DE ZULEIKA



do filho noturno aos pais desconhecidos
In Loqus: Mostra de Performances | SESC Santo Amaro
27.10.2018

Trabalho orientado pelo artista
Marco Paulo Rolla, durante a
In Loqus: Residência.
Curadoria de: Renan Marcondes
Programação: Marcos Villas

Fotos: Rodrigo Munhoz
Essa versão de 'Do Filho Noturno Aos Pais Desconhecido'' tem um alto grau de dificuldade. Penso essa performance como podendo ser um ambiente meio ''Programa do Datena'', e também pode ser uma das esferas da ''Deep Web''.
Nessa versão da ação DFNAPD, eu crio uma espécie de Videokê do Fetiche & Repulsão, onde imagens de ultra violência explícita e gore são exibidas em vídeo, e sob o vídeo aparece de maneira rítmica (meu nome) PEDRO escrito enquanto proposta de letra de música. Eu me proponho a permanecer cantando a palavra em questão, enquanto músicas instrumentais são reproduzidas nas caixas de som, oferecendo assim bases melódicas para que eu cante junto com a única letra.
Na sala existem dezenas de discos inteiros de pizzas grandes com 8 fatias cada disco. Cada fatia equivale a uma ''ação/instrução''. A instrução é ''BEIJAR'', e eu a ofereço ao público presente na sala da ação para que possam acionar esse beijo em mim, da forma como bem entenderem, enquanto canto de forma ininterrupta no videokê. Um símbolo essencial nessa ação é a frase ''NÃO CRIAR NENHUMA EXPECTATIVA SOBRE MIM'' que permanece projetada em alguma superfície durante todo o tempo da performance.
É uma ação difícil de explicar, descrever... mas possível de acontecer. Ela é uma ideia estranha de ''2 ações em uma''. A ação principal é eu cantar ininterruptamente no videokê, e também oferecer 1 microfone extra para quem quiser cantar junto e assistir aos videos. A ação secundária é o público sentir-se atraído pelas pizzas, e me beijar.
Essa ação segue em desenvolvimento, e pretendo através dela seguir investigando mais as fricções entre vida, morte, moda, violência, fetiche, sexy simbol, cultura do remix, corpo transmídia.
Comecei essa ideia em 2016, e criei algo parecido em 2016 durante o ''Festival La Plataformance: Resistências em Rede''. A ação foi intitulada de ''Viagem Noturna de Filhos para Pais Desconhecidos''...
Fotos:Camilla Loreta